sábado, 8 de junho de 2013

Currículo,

internet e plano de aula


É de conhecimento de todo docente que o plano de aula é uma ferramenta importante, é com ele que o docente pode fazer previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidos, os objetivos que quer alcançar e a forma de avaliação.
O plano de aula tem origem no projeto pedagógico Institucional, desenvolvidos em etapas com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar  e operacionalizar a intenção do docente. Expressa opções do docente diante do contexto de trabalho, que implica pensar e reagir simultaneamente, entre conteúdo e os sujeitos com os quais interage.

O plano visa o desejável articulado com o plano de ensino da Instituição, mas requer avaliação e auto avaliação para decisões futuras, por isso é flexível. Não exige obrigatoriamente seu cumprimento rígido.

De acordo com o contexto da aula o docente deve ter atitude reflexiva e recriar ou reformular seu plano, não significa despreparo, mas competência para agir na urgência. O plano documenta a experiência em sua intenção inicial e permite o retorno após sua avaliação. Mais do que elaborar um plano é necessário acreditar que, o plano é um instrumento intransferível do conhecimento no processo de ensino.

O docente tem ainda um grande aliado, o currículo do Estado de São Paulo, um documento que apresenta princípios orientadores para uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo.

O uso das tecnologias supera o modo tradicional de ensinar e aprender. Com o uso do computador e mais especificamente a internet o aluno e professor tem a possibilidade de explorar o conhecimento, discordar e argumentar, ter a seu favor sites de pesquisas, posicionar-se criticamente, atuar nas redes sociais direcionando seus conhecimentos e, até produzir novas formas de conhecimento, ampliando suas perspectivas em relação a sua postura enquanto cidadão.

Segundo currículo oficial a tecnologia imprime um ritmo sem precedentes ao acúmulo de conhecimentos e gera profunda transformação quanto às formas de estrutura, organização e distribuição do conhecimento acumulado.

A concepção da escola hoje é de aprender a ensinar.

A escola não é só um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, nota-se a existência de três tipos de currículo.

 

 
CURRÍCULO OFICIAL
aquele que está registrado
no papel
 
 
 

                                                                                                 
CURRÍCULO REAL                                                           CURRÍCULO OCULTO
o que se faz na prática                                                          conjunto de atitudes: respeito,
                                                                                                  sinceridade, ética, etc.
            
            
            
 
 
 

 
 

 

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