Currículo,
internet e plano de aula
É de conhecimento de todo docente que o plano de aula é uma ferramenta importante,
é com ele que o docente pode fazer previsão dos conteúdos que serão dados, as
atividades que serão desenvolvidos, os objetivos que quer alcançar e a forma de
avaliação.
O
plano de aula tem origem no projeto pedagógico Institucional, desenvolvidos em
etapas com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar e operacionalizar a intenção do docente.
Expressa opções do docente diante do contexto de trabalho, que implica pensar e
reagir simultaneamente, entre conteúdo e os sujeitos com os quais interage.
O
plano visa o desejável articulado com o plano de ensino da Instituição, mas
requer avaliação e auto avaliação para decisões futuras, por isso é flexível.
Não exige obrigatoriamente seu cumprimento rígido.
De acordo com o contexto da aula o docente deve ter atitude reflexiva e recriar ou reformular seu plano, não significa despreparo, mas competência para agir na urgência. O plano documenta a experiência em sua intenção inicial e permite o retorno após sua avaliação. Mais do que elaborar um plano é necessário acreditar que, o plano é um instrumento intransferível do conhecimento no processo de ensino.
O docente tem ainda um grande aliado, o currículo do Estado de São Paulo, um documento que apresenta princípios orientadores para uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo.
O uso das tecnologias supera o modo tradicional de ensinar e aprender. Com o uso do computador e mais especificamente a internet o aluno e professor tem a possibilidade de explorar o conhecimento, discordar e argumentar, ter a seu favor sites de pesquisas, posicionar-se criticamente, atuar nas redes sociais direcionando seus conhecimentos e, até produzir novas formas de conhecimento, ampliando suas perspectivas em relação a sua postura enquanto cidadão.
Segundo currículo oficial a tecnologia imprime um ritmo sem precedentes ao acúmulo de conhecimentos e gera profunda transformação quanto às formas de estrutura, organização e distribuição do conhecimento acumulado.
A concepção da escola hoje é de aprender a ensinar.
A escola não é só um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, nota-se a existência de três tipos de currículo.
CURRÍCULO OFICIAL
aquele que está registrado
no papel
CURRÍCULO REAL CURRÍCULO OCULTO
o que se faz na prática conjunto de atitudes: respeito,
Nenhum comentário:
Postar um comentário